Apresentação - Escolas de Cidadania
- Detalhes
- Categoria: Coordenadoria de Direitos Humanos
- Acessos: 19
A Unifesp, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC, desde 2011 estabeleceu parceria com as Escolas de Cidadania. Voltadas para a formação política da população, as Escolas de Cidadania debatem temas relacionados ao controle social de políticas públicas em diferentes áreas, como saúde, educação, habitação e cultura, auxiliando seus participantes a propor, acompanhar e fiscalizar políticas a partir de debate crítico sobre essas questões. Essa formação se dá por meio da proposição de cursos que ocorrem em diversas regiões de São Paulo, geralmente ofertados anualmente.
Contato |
Escola de Cidadania
O curso ocorre na região de Ermelino Matarazzo, Zona Leste da cidade de São Paulo, em parceria com o jornal Voz da Comunidade. As reuniões ocorreram todas as segundas-feiras, em períodos matutino e noturno, no salão paroquial da igreja São Francisco de Assis. Em 2018 o programa foi dedicado à temática do acesso à saúde, incorporando às palestras o debate crítico sobre a concepção de saúde e das políticas públicas no país. Foram ofertadas 400 vagas.
Escola de Cidadania do Jabaquara
A Escola de Cidadania do Jabaquara está diretamente vinculada ao amplo e longo contexto de movimentos sociais e suas lutas que ocorreram e ocorrem no território do Jabaquara, região sul da cidade de São Paulo, há muitos anos. A fundação da Escola da Cidadania insere-se neste contexto, se apresentando como uma grande conquista dos que vieram antes e da continuidade de trabalho e luta para os que aqui estão e virão. Assim, sua criação provém de uma demanda do próprio território e seu histórico por mais espaços formais e informais destinados à ampliação dos direitos da população. E, para tanto, estabelecer uma parceria com a Unifesp, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), é de grande importância tanto na construção desta Escola quanto no auxílio do desenvolvimento das atividades que se pretendem desenvolver nela. As outras Escolas de Cidadania fundadas a partir de parcerias com a Unifesp também nos servem como exemplo de experiência para construirmos nosso caminho. Como objetivo geral, pretende-se articular a população do distrito e a população ampla interessada com este espaço privilegiado de discussão de forma participativa e democrática, para reforçar o protagonismo e desenvolvimento de uma prática permanente de interação/integração entre a escola e a população do distrito. A participação será livre para toda a comunidade interessada na programação ofertada, independentemente da idade e gênero, exceto crianças de até 12 anos incompletos que deverão apresentar autorização assinada pelos responsáveis em formulário próprio, o qual estará disponível no ato da inscrição, através de e-mail oficial da Escola ou presencialmente.
Objetivo geral, pretende-se articular a população do distrito e a população ampla interessada com este espaço privilegiado de discussão de forma participativa e democrática, para reforçar o protagonismo e desenvolvimento de uma prática permanente de interação/integração entre a escola e a população do distrito. A participação será livre para toda a comunidade interessada na programação ofertada, independentemente da idade e gênero, exceto crianças de até 12 anos incompletos que deverão apresentar autorização assinada pelos responsáveis em formulário próprio, o qual estará disponível no ato da inscrição, através de e-mail oficial da Escola ou presencialmente.
Nos acompanhe nas redes!
Escola da Cidadania de Ubatuba - Escola da Cidadania Padre Ticão (ECPT)
A Escola de Cidadania Padre Ticão, sediada em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, foi criada em abril de 2021, sob a coordenação de Gabi Dainezi, que atuou ao lado do Padre Ticão, na escola de Cidadania da Zona Leste, e pela Professora Eliana Rodrigues.
Com o foco na temática da Saúde e da Cidadania. O objetivo central da ECPT é a trabalhar discutir através da educação social, como acessar a cidadania e a saúde integrativa, proporcionando conscientização, transformação social, individual e coletiva, através de cursos, oficinas e vivências.
A escola de Cidadania Padre Ticão se norteia na participação comunitária, seja de agentes públicos, seja do próprio indivíduo cidadão, respeitando os saberes populares e os conhecimentos e a validação científica, para que seja possível a construção de políticas públicas que garantam os direitos fundamentais, principalmente quanto à saúde.
VI Curso de Cannabis Medicinal
Gratuito e certificado pela UNIFESP
Playlist do curso disponível no Link.
Nos acompanhe nas redes!
Escola de Cidadania
Escola de Cidadania do Belém "Waldemar Rossi": planejamento da cidade e participação cidadã
A Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, em parceria com a Pastoral Fé e Política, tem como objetivo refletir a política e o protagonismo cidadão através de uma abordagem que concilie os princípios da fé cristã com a política. O Curso é dividido em dois módulos: "cidadania ativa” e “ações para superação da desigualdade''. As aulas, todas expositivas, somam 76h e são ministradas por especialistas, ativistas, e/ou pesquisadores da área. Há também um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para receber a certificação de conclusão. Com frequência mínima de 75% de presença, o aluno recebe diploma de extensão universitária concedido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Número de vagas ofertadas:
Oferecemos 100 vagas.
Informações sobre Processo Seletivo (período inscrição, orientações)
Inscrições no site - Clique aqui
Local de Funcionamento:
O curso ocorre no Bairro do Belém, Zona Leste da cidade de São Paulo, no Centro Pastoral São José do Belém, na Avenida Álvaro Ramos, 366 - próximo ao metrô Belém.
Devido à Pandemia do Coronavírus o curso será online.
Horário Funcionamento:
Segundas-feiras das 19:30 às 21:30h
Escola de Cidadania José de Souza Cândido – Mogi das Cruzes
A Escola de Cidadania "José de Souza Candido" iniciou suas atividades no dia 05 de julho de 2014, em Mogi das Cruzes. Atua na formação e no aprimoramento de lideranças comunitárias, agentes de pastoral, conselheiros(as) municipais, educadores(a), estudantes, representantes de entidades da sociedade civil, gestores(as) públicos e demais interessados(as). A Escola da Cidadania "José de Souza Candido" integra a Rede das Escolas da Cidadania (REC), presente em diversas cidades do Estado de São Paulo, com o objetivo de multiplicar conhecimento nas comunidades e transformar realidades visando cidades mais justas e solidárias.
+ Blogspot Escola de Cidadania José de Souza Cândido – Mogi das Cruzes
+ Facebook Escola de Cidadania José de Souza Cândido – Mogi das Cruzes
Escola de Cidadania de Cidade Ademar e Pedreira
A Escola de Cidadania da Cidade Ademar e Pedreira foi criada em julho de 2016. Sua história está ligada aos trabalhos e atividades desenvolvidas pelo Fórum Social da região. Nas discussões realizadas no Fórum ao longo dos anos de 2014 e 2015, percebeu-se a importância da criação de um espaço de formação política com o intuito de capacitar a atuação dos movimentos sociais da região, permitir a preparação de novas lideranças políticas, preservar a memória política local e desenvolver um projeto de educação popular que pudesse contemplar as necessidades da população. O reconhecimento dessas necessidades levou o coletivo a propor a criação da Escola de Cidadania de Cidade Ademar e Pedreira.
Contato: Prof. João do Prado | |
Escola de Cidadania de Diadema
Em Breve mais informações
Nos acompanhe nas redes!