Diretoria de Gestão de Imóveis
- Detalhes
- Categoria: Institucional
- Acessos: 56
Sobre à Diretoria
Principais Atribuições:
- Atualizar, salvaguardar e disponibilizar documentos cadastrais de todos os imóveis, prestando informações e orientações técnicas e normativas sobre gestão do patrimônio imobiliário da Unifesp;
- Solicitar das áreas técnicas de infraestrutura documentação e informação relacionadas às aprovações de construção, ampliação e reformas dos imóveis da Unifesp para atualização cadastral e cartorial;
- Atualizar e disponibilizar protocolos de monitoramento do patrimônio imobiliário, como guias de consulta, checklists, manuais, procedimentos operacionais padrão (POPs) e normativas internas que possam concorrer para o aperfeiçoamento da gestão do patrimônio imobiliário da Unifesp;
- Colaborar em análises estratégicas de utilização e otimização do uso dos espaços físicos;
- Atuar para a regularização cartorial dos bens imóveis de propriedade do Unifesp;
- Realizar avaliação monetária dos imóveis para atualização, alienação, aquisição, recebimento de imóvel em doação, permuta, usucapião, desapropriação de imóveis de interesse da Unifesp e de sistemas da Secretaria de Patrimônio da União (SpiuNet);
- Promover os registros e atualizações dos imóveis no Sistema de Gerenciamento dos Imóveis de Uso Especial da União – SPIUnet, cadastrando nesse sistema os imóveis sob sua jurisdição ou de sua propriedade;
- Colaborar com outras áreas da universidade para a elaboração de respostas sobre às solicitações feitas por órgãos internos e externos;
- Contribuir com as áreas de infraestrutura da universidade para a política de segurança e acessibilidade, renovação e/ou obtenção dos Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro - AVCB e Certidão de Licença do Corpo de Bombeiros - CLCB, e vistoria prévia do imóvel de interesse da Universidade;
- Realizar e colaborar na gestão e fiscalização dos contratos de imóveis para cessão onerosa e não onerosa, permuta e doação, reintegração de posse, apoiando e orientando os gestores designados de outros setores;
- Colaborar na elaboração de contratos de cessão de espaços internos da Unifesp;
- Disponibilizar relatórios dos imóveis ociosos ou subutilizados para fins de tomadas de decisão, quanto às ocupações.
Diretor: Claudio Jeronimo Lemos
Coordenadoria de Gestão de Imóveis
Principais atribuições:
- Estruturar, implantar e monitorar sistemas de gestão de imóveis e espaço físicos, alinhando gestão documental, situação fundiária, centros de custos, dados cadastrais dos Planos Diretores de Infraestrutura (PDInfra’s) e Planilha de Espaços Físicos;
- Realizar os procedimentos necessários para atualização, documentação e registro dos imóveis nos órgãos competentes, adotando mecanismos para promover a realização dos inventários anuais dos imóveis;
- Orientar os Campi quanto às atividades de controle e gestão dos bens imóveis, incluindo a atualização e salvaguarda da documentação cadastral e do patrimônio imobiliário da Unifesp;
- Colaborar na elaboração de Termos de Referência para contratação de empresa especializada para confrontar, retificar e ratificar áreas relacionadas aos imóveis de propriedade da Unifesp;
- Assessorar a Diretoria de Planejamento e Infraestrutura, na fase inicial de seus processos licitatórios;
- Elaborar diretrizes imobiliárias para processos de Parceria Público-Privada com a Universidade;
- Assessorar e colaborar na elaboração de Relatórios de Gestão e Plano de Desenvolvimento Institucional;
Assessor: Wagner Pinheiro dos Santos